top of page

Corista ou solista?

Vejam que o objetivo do Boa Chance não é ter razão nem impor opinião - senão a gente volta pra estaca zero das razões individuais que nos dividem, mas percorrer cada assunto tentando enxergar todos os lados, até que as coisas façam sentido pra todo mundo. Meu interesse ao levar este blog é oferecer aos jovens elementos para que façam as escolhas mais acertadas possíveis. As escolhas mais afinadas com sua essência. Coristas e solistas: Será que você quer mesmo o stress de ser o próximo divo/diva noite após noite, sempre em um lugar diferente, passando longas temporadas longe do lar e da família? Ou talvez prefira a rotina de um emprego fixo, porém artisticamente limitado? Como parte de um grupo você estará diretamente submetido em cada inflexão ao que seu maestro articula (no Brasil o trabalho em grupo ainda é muito pouco colaborativo e as ordens vêm de cima). Fiz este vídeo pra gentil e ludicamente dar pistas aos jovens do que cada carreira significa. Pra ajudá-los a sair um pouco da roda viva dos concursos e enxergar o quadro de fora. Coro e solo se interconectam como formação, obviamente, no entanto o que eu quis ao gravar esta conversa foi partir do temperamento e sonhos de cada um para assuntar com os meninos se eles querem mesmo a vida de solidão, viagens eternas e altíssimo nível de stress do solista. Pertencer a um coro é uma escolha viável se suas necessidades emocionais e mentais passam por pertencer a um grupo estável, constituir família e poder levar seus filhos para a escola e o balé sem serem a eterna figura ausente nas fotos de família - afinal, cantores solistas vivem em constante repouso vocal e viajando, o que de certa forma limita sua atuação no círculo doméstico. Muitos passam anos perseguindo um sonho dourado sem comparar esta ambição (muitas incutida por professores) com suas outras metas e necessidades de vida. E sim, claro, existe o grupo híbrido de cantores que exercem dupla função, e com estes ainda não conversei direito. Estes têm outros desafios, assunto pra daqui a pouco.



o boa chance: 

 

Eu sou a Carolina Faria, cantora lírica e professora de canto. De tanto responder às mesmas perguntas de jovens aspirantes a cantores líricos (dos mais variados pontos do Brasil e América Latina) sobre como conduzirem seu início de carreira, resolvi criar o Boa Chance.

​

Aqui quero partilhar oportunidades e informações de trabalho, além de dicas e tutoriais de gente que entende de carreira, de música e de voz. Quero mostrar aos jovens como pode ser possível (sim!) realizar seus sonhos e tornarem-se artistas plenos.

​

O que importa aqui é fazer as conexões entre as pessoas certas, indicar caminhos. Muita gente boa fica em casa por não saber exatamente qual o próximo passo dar, e a meta do Boa Chance é oferecer elementos para que cada um possa alcançar seus objetivos. 

 anote na agenda: 

​

Novidades em breve!

siga o boa chance: 
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page